Comité Executivo do OMCC reúne em Fátima com Coordenadores Internacionais

11-09-2014 13:33

O Comité Executivo do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade (OMCC), cuja sede está desde 01 de Janeiro de 2014 em Portugal, reúne nos próximos dias 12 e 13 de Setembro em Fátima, com os Coordenadores Internacionais do Movimento.

A sede do Organismo vai receber, para além dos elementos portugueses que o compõe, representantes da Coreia do Sul em representação do Grupo Ásia-Pacífico, elementos de Espanha em representação do Grupo Europeu dos Cursilhos de Cristandade, da Venezuela, que em virtude de não poder estar presente se vai fazer representar por elementos da Argentina, representando o Grupo Latino Americano dos Cursilhos de Cristandade e elementos dos Estados Unidos da América e Santa Lúcia, em representação do Grupo da América do Norte e Mar das Caraíbas.

Esta é a primeira reunião que juntará Cursilhistas mundiais desde que Portugal assumiu a presidência do OMCC, cuja votação que o elegeu decorreu em Maio de 2013 em Viena de Áustria, no último Encontro do Grupo Europeu dos Cursilhos de Cristandade.

O OMCC é a estrutura coordenadora do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que promove “a unidade de entendimento do carisma e a essência do MCC, a nível mundial”.

O Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade, que é reconhecido pelo Conselho Pontifício para os Leigos, com Estatutos próprios aprovados, é uma estrutura cuja sede é votada de forma rotativa percorrendo os cinco continentes de quatro em quatro anos.

A sede do Organismo já passou, por exemplo, pelo Canadá, pela Venezuela, pela Coreia do Sul, pelos Estados Unidos da América, entre outros países mundiais.

Portugal, que sucedeu à Austrália, será sede do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade até 31 de Dezembro de 2017.

 

 

Fausto Dâmaso

Tesoureiro

Omcc.treasurer@gmail.com