Encontro Nacional de Escolas do Movimento dos Cursilhos de Cristandade

30-01-2012 13:39
ENCONTRO NACIONAL ESCOLAS MCC

Decorreu em Fátima no dia 21 de Janeiro, o Encontro Nacional de Escolas do Movimento dos Cursilhos de Cristandade sob o tema “Repensar o MCC”.

Com uma plateia de mais de 200 participantes, oriundos das diversas dioceses do país, foram ouvidos e colocados à discussão três temas da responsabilidade dos três núcleos (Norte, Centro e Sul).

No tema da responsabilidade do núcleo sul “Análise dos Rolhos do 3º Dia”, podemos concluir que é nos rolhos do 3º dia que se percebe o porquê e o para quê do cursilho de cristandade, da mesma forma que é da relação interpessoal que se gera e se ganha ambiente. Mais se concluiu deste tema que «nem todos servem para tudo, mas todos servem para algo», e que na nossa ação como cristãos no pós-cursilho, devemos aprender a escrever com a nossa vida os Actos dos Apóstolos, conscientes da missão a que somos chamados nos nossos grupos e ultreias, de animar, converter e entusiasmar. «Fiz-me tudo para todos, para ganhar alguns» (S.Paulo)

Da responsabilidade do núcleo centro, foi ouvido o tema”Como mostrar aos jovens que o amor de Cristo é importante nos dias de hoje”, tendo sido salientada a importância da mensagem cristã para a vida do ser humano devendo ser transmitida e traduzida numa linguagem adequada a cada tempo. Os jovens hoje, ainda que muito tecnológicos, continuam à procura de experiências verdadeiras e profundas como procuravam os jovens do passado e como procurarão os jovens do futuro. Mas cada tempo tem a sua forma de fazer essa procura, pelo que a resposta tem que ser também ajustada a cada tempo.

Também o MCC não pode ficar indiferente à problemática de uma juventude que não sabe como chegar ao futuro, e que muitas vezes manifestam no perigo e no risco uma sede de sensações como resultado de um grande vazio afectivo, procurando uma resposta de amor que só em Cristo se pode encontrar. Para que o jovem se sinta Igreja, esta tem que ter uma linguagem, desafio e vida jovem. Tudo amadurece, como nos disse o Papa João Paulo II, “A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã”.

O tema “ Escola do MCC hoje” da responsabilidade do núcleo norte, destacou o papel da escola como essencial para a continuidade e desenvolvimento desta obra de evangelização que são os cursilhos de cristandade, salientando a necessidade de um novo ardor e novas competências para o novo modo de evangelizar, sendo que é missão da escola, proporcionar o estudo profundo de Jesus Cristo e do Evangelho. A nova evangelização tem que se adaptar às novas vivências e desenvolvimento cultural, sendo que a grande maioria dos adultos necessita hoje de uma nova catequese.

A escola tem o importante papel de proporcionar o estudo necessário para o melhor conhecimento de Jesus Cristo, uma vez que Ele não pode ser inventado para estar de acordo com o que queremos.

Foi uma jornada bastante positiva, vivida e convivida a pensar no futuro do MCC, no futuro da Igreja, nos desafios da nova evangelização, futuros que começam já hoje.

Estrela Neiva - Secretariado Diocesano de Leiria-Fátima