ESCUTAR A CIDADE: UMA PROPOSTA NO CAMINHO DO SÍNODO

14-01-2015 17:45

Escutar a Cidade é um convite a que os católicos da diocese de Lisboa se deixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, mas não partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexão pertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese.

 

Escutar a Cidade propõe que desta vez seja a sociedade a tomar a palavra para exprimir as suas inquietações e a sugerir o que espera das comunidades crentes que habitam a diocese. Neste processo cabe aos católicos ouvirem, acolherem e meditarem no que lhes é comunicado, na esperança de que, ao longo do trajeto sinodal, tenham presente os desafios apresentados e se sintam motivados a ir ao seu encontro, formulando respostas para tais reptos.

 

Escutar a Cidade quer sublinhar a importância incontornável da vida, das preocupações, alegrias e esperanças de todos quantos habitam o território da diocese como lugares inescapáveis a partir dos quais Deus chama à conversão e à ação. Convocados para um Sínodo cuja última etapa terá lugar em novembro de 2016, cabe aos cristãos sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias. Sair do templo e perder-se na cidade, não é, para os crentes, uma moda ou uma opção. É o modo próprio de viver a sua fé, no acolhimento, no conhecimento e no serviço a quantas e quantos habitam a cidade, numa dinâmica de cidadania partilhada e escuta recíproca.

 

Escutar a Cidade é uma iniciativa pública de comunidades, movimentos, organizações e grupos católicos envolvidos no Sínodo da Diocese de Lisboa, aberta à participação de todos e que se desenvolve durante o primeiro semestre de 2015. De janeiro a junho, ao fim da tarde de uma quinta-feira, uma vez por mês, convidamos três a quatro pessoas a partilharem a sua reflexão connosco. Os temas a abordar serão, entre outros: território, quotidiano e modos de vida; política, participação e democracia; pobreza, emprego e crise financeira; linguagens, espiritualidades, sexualidades e convicções. As sínteses de cada encontro serão entregues ao secretariado do Sínodo e poderão ser pontos de partida para reflexões posteriores de grupos e comunidades que assim o pretendam.

 

Acção Católica Rural, Associação dos Farmacêuticos Católicos, Associação Fraternitas, Centro de Reflexão Cristã, Comunidade Emanuel, Comunidade de Santo Egídio Portugal, Comunidade Shalom, Comunidades de Vida Cristã – CVX sul, Comunidade Vida e Paz, Comissão Nacional Justiça e Paz, Família Missionária Verbum Dei de Lisboa, Fraternidade Missionárias Verbum Dei (missionárias) de Lisboa, Fundação João XXIII - Casa do Oeste, Graal, Instituição Teresiana, Ir. Lúcia Soares – Provincial das Irmãs Doroteias, Jovens sem Fronteiras, Leigos para o Desenvolvimento, Maria da Conceição Araújo Maia  – Movimento Famílias Novas (Focolares), Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, Missionários Espiritanos, Movimento Católico de Estudantes, Movimento de Encontros de Jovens Shalom, Nós Somos Igreja, Paróquia de Santo António de Campolide, Paróquias da unidade interparoquial de Óbidos, Pax Christi Portugal

Lisboa, 17 de dezembro de 2014