“O Quarto Rei Mago”

05-01-2013 08:56

 

 

Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabemos a história do quarto rei mago, que passou a vida à procura de Jesus e só O encontrou quando ele estava a ser crucificado. É uma história que nos revela uma criatura cheia de bondade que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas chegava sempre atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.

Chamava-se Artaban este sábio do Oriente que, juntamente com seus colegas Belchior, Gaspar e Baltazar resolveram ir a Belém reverenciar o menino que, diziam as profecias, seria mais tarde Rei dos judeus. Vendeu todos os seus bens e converteu-os em três pedras de incalculável valor com as quais pretendia presentear o menino: uma safira, um rubi e uma pérola. E partiu para encontar os três outros magos num lugar previamente combinado. Mas Artaban não conseguiu chegar ao encontro pois demorou-se no caminho socorrendo um pobre homem, doente e morto de fome e sede, que lhe pediu ajuda.

Depois de curado, o homem revelou-lhe que o Messias já tinha nascido em Belém. Sem dinheiro, Artaban teve que vender sua preciosa safira para conseguir atravessar o deserto. Ao chegar em Belém, encontrou muita miséria, fome, escravidão e doença. Vendeu então o rubi para comprar alimento e agasalho para os que tinham fome e frio, e salvou muitas crianças de serem degoladas pelos soldados de Herodes. Todas essas tarefas o distanciavam ainda mais do seu destino mas Artaban simplesmente não conseguia ficar indiferente aos que dele precisavam. E, sempre desviado do seu objetivo pelos apelos dos pobres e dos sofredores, foi vivendo ao longo dos anos, procurando sempre chegar até Cristo, sem, no entanto, o conseguir.

Passados mais de trinta anos, ouviu dizer que estavam a levar o filho de Deus ao Gólgota para o crucificar. Artaban ainda guardava o seu mais caro tesouro: a pérola, e resolveu usá-la para livrar o Messias da morte. Mas na subida do Calvário encontrou uma mulher desesperada que lhe pediu para lhe salvar o filho da escravidão e Artaban usou a pérola para comprar a liberdade do rapaz. Quando chegou ao cume, Jesus estava a morrer. O céu tornou-se escuro, raios e trovões cortavam o espaço, a terra tremia e grandes pedras começaram a rolar por cima das pessoas. Uma delas atingiu Artaban, ferindo-o gravemente.

E ele disse: “Oh, meu Senhor, tanto que Te procurei e agora que Te encontro estou cego pela dor e pelo sangue que me cobre a vista! Será que nunca vou conseguir finalmente ver a Tua face?” E Cristo respondeu: “Mas tu já viste muitas vezes a minha face:

“Quando eu estava doente, e me curaste; quanto eu tive fome, e me deste de comer; quando a morte me ameaçava, e me defendeste; quando eu estava preso, e me libertaste. Tudo aquilo que fizeste aos outros, foi a mim que o fizeste, e quando aquelas pessoas voltaram para ti os seus olhos em agradecimento, era eu que te olhava; quando elas beijaram as tuas mãos, era eu que te beijava.”

Uma alegria radiante iluminou a face calma de Artaban. Um suspiro longo e aliviado saiu de seus lábios. A viagem para ele havia terminado. O quarto mago, Artaban, compreendeu que havia encontrado o seu Rei durante toda a sua vida!